

FOLIA DE REIS DO NHÔZINHO

Francisco Venâncio Machado, Antônio Venâncio Machado, residentes na cidade de Passos MG foram os fundadores e responsáveis pela Companhia que com o tempo recebeu o nome de Folia do “Antônio Nhozinho”.
Calcula-se que a companhia FOLIA DE REIS DO NHÔZINHO nasceu aproximadamente há 120 anos, sem uma data precisa, sempre tocada pela família “Venâncio Machado”. Com o falecimento do principal fundador suas atividades foram encerradas em determinado momento.
Em 1965 retomaram as atividades, na segunda geração da família, através dos componentes Antônio Francisco Machado Filho, Francisco Venâncio Machado, Conceição Venâncio Pimenta e Francisco de Assis Pimenta.
A companhia fazia suas rezas e visitas em casas e fazendas da região de Passos MG, movidos pela fé e promessas feitas pelos participantes e devotos de Santos Reis. Novamente, com o falecimento dos integrantes da 2ª geração, em 1993 encerraram-se as atividades da companhia, pois, na ocasião não haviam pessoas que pudessem abraçar e levar a companhia a frente. Com o novo encerramento, todos instrumentos, bandeira e demais pertences da companhia foram doados para a Igreja de Santos Reis em Passos-MG.
A Companhia “Antônio Nhozinho” sempre esteve viva na memória de todos que presenciavam nos meses de dezembro e janeiro as caminhadas em comemoração ao Dia de Reis, e também sempre a tradição mantida e lembrada em apresentações da Orquestra Violeiros do Rio Jaguari pelos netos dos fundadores.
